VISITEM...

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ESCOLHAS


Talvez o mais desafiador dos atributos de nossas vidas no planeta seja o Livre-arbítrio.
-O atributo de escolher, de decidir, de fazer ou não, de simplificar ou complicar, de “ser” ou “não ser” seu melhor, tudo é uma questão de escolha pessoal.

Na caminhada da aprendizagem, percebe-se que fatores como: ter consciência ou não; ter conhecimento ou não; saber ou não, fazem diferença.

Observa-se que um mesmo ato, feito inconscientemente ou por desconhecimento, tem menos “peso” que em relação a quando se escolhe fazer o mesmo ato , mas com consciência, com conhecimento.

No caminho da aprendizagem nota-se que, quando há uma escolha, há o exercício de um direito e também de um dever, inseridos no contexto.

Observa-se que quando uma decisão ou escolha é feita, “algo” interior é transferido para o mundo exterior. Quando isto ocorre há uma influência “consciente” no mundo exterior e também no interior.

Quando a pessoa age mecanicamente, ela acaba por trazer algo de fora para dentro e é influenciada pelo exterior, inconscientemente.
Esta sutil diferença - entre agir conscientemente ou inconscientemente, pode resultar em uma ação consciente ou uma ação “mecânica” ou inconsciente;
Esta diferença é um fator que afeta o nível de harmonização, tanto no âmbito pessoal, quanto no âmbito externo.
Na medida em que não se faz o que reflete a verdade, na ação, e, ainda por cima, trás algo de fora para dentro, há o desequilíbrio e a pessoa se enfraquece.

Escolher, decidir ou optar por uma atitude representam atitudes vitalizadoras para o ser - mesmo que, por vezes, o processo seja um pouco desgastante; mas o fato é que o exercício do poder de escolher, de decidir ajuda a alimentar o nível de harmonização num mundo caracterizado pelas ações.

Cada escolha é, por si só, um desafio, por apresentar a chance do “novo” ser criado a cada momento, e não “assassinado” por simples falta de consciência.
A aprendizagem passa por estas escolhas e decisões - passa pelo exercício do ‘poder’ de escolher e decidir. (Herbert Santos)

0 comentários:

VOU TE VISITAR! PODE ESPERAR...

MEU ANTIGO TEXTO!

AMIGOS... Muitos passam em silêncio. Sem deixar sua marquinha no meu coração, mas sabes que me visitaram. Os ponteiros marcam... Visitas para mim anônimas! Mas que contribuíram para as visitinhas... Visitantes muitas vezes de meus outros blogs ou mesmo desconhecidos... Mas que fazem parte de amigos blogueiros! Amigo não é só aquele que te segue... não é só aquele que te deixa recado... Amigo é aquele que se interessa, por suas criatividades, por suas novidades, suas tristezas, suas alegrias, seus sumiços e sua presença virtual! AMIGO é aquele que compartilha o sucesso mesmo que devagar!!! Sabemos que estamos caminhando juntos... E que um lindo amanhecer nos espera todos os dias... Será? Até que recebamos o chamado do PAI! AMIGOS BLOGUEIROS se... Se encaixam neste delírio do dia, o selinho é seu e com MUITO AMOR. FELIZ estarei se postar em seu BLOG AMIGA(O)! bY GRAÇA TRISTÃO PAZ no seu caminho...