VISITEM...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

A CURA PELA ÁGUA - ESCALDA PÉS

“A finalidade maior do escalda-pé é provocar suor, tendo grande efeito para ajudar na cura de febres e doenças como edema, nefropatia, diabete, tosse, gripe e resfriado. Esta técnica normaliza a pressão. Mesmo estando a pressão alta em ponto critico – ou mesmo a pressão baixa – a técnica afastará maiores perigos.
Mergulhar as duas pernas ( até as batatas das pernas ) em água de 40 graus. Cubra o resto do corpo com seu cobertor, mas não cubra a cabeça. Após 4 minutos, adicione mais água quente deixando a temperatura chegar aos 41 graus, quando você já estiver com as pernas em água há 5 minutos. A cada 5 minutos possibilite que a temperatura suba 1 grau até atingir 43 graus, totalizando 20 minutos de tratamento. Enxugue então os pés e mergulhe-se agora em água fria de acordo com as informações abaixo:
Temperatura da água – tempo de permanência
14°C – 2 minutos
16°C – 2 minutos e 30 segundos
17°C – 3 minutos
18°C – 3 minutos e 30 segundos
Finalizando esta etapa, pratique o exercício do vaso capilar por dois minutos, e em seguida cubra bem o seu corpo. Em duas horas o seu corpo estará suando. Não ande no intervalo de 40 minutos após o escalda-pé, pois seu tornozelo estará inchado e poderá inflamar.
Ao suar o suficiente ( até que o suor pare ), limpe-se com uma toalha ou com banho e troque de roupa. Não esqueça de compensar a perda de água com vitamina C, sal e água. O ideal seria beber um suco de laranja, ou comer verduras e tomar bastante água.
Se a febre não baixar, recomenda-se que se repita o processo 2 ou 3 vezes ao dia, sempre com um intervalo de mais de 3 horas entre cada escalda-pé. Esteja de estomago vazio quando fizer o escalda-pé. Espero pelo menos 40 minutos após a refeição. Evite corrente de ar frio ou esfriar o corpo de qualquer maneira. Cubra bem o corpo e deixe-o suar o suficiente.”
Observações
- Sentindo falta de ar durante o escalda-pé, pare o tratamento e mergulhe os pés em água fria e quente alternadamente, até que a respiração se normalize.
- Não se deve praticar o escalda-pé em jejum pois se gasta muita energia.
- Febres acima de 39.5°C não é recomendável esta prática.
Texto retirado do livro: Irrigação da vida – Autor: Dr. Jong Suk Yum – Editora Convite do Brasil – 1986.
A cura pela água

Conhecida como um dos meios mais eficazes de cura, a água é um veículo de calor ou frio, que aplicada ao corpo opera modificações que atingem os sistemas nervoso e circulatório, produzindo o equilíbrio térmico do organismo.

Desde os tempos mais remotos, os antigos já colocavam os pés na água com a finalidade de descansar e recuperar a saúde. Essa forma caseira de relaxamento, evoluiu e hoje diversas clínicas especializadas em tratamentos de terapia corporal já oferecem esta modalidade de atendimento para seus clientes, nos tratamentos de hidroterapia. O escalda-pés é utilizado para relaxamento, insônia, excitação nervosa, irritabilidade, impaciência, problemas respiratórios, e depressão.
Este recurso simples e eficaz pode ser feito em casa diariamente, após um dia de trabalho estressante.

RECEITA DE ESCALDA PÉS


Mergulhar os pés numa bacia com água quente (entre 38°C e 46°C), até a altura dos tornozelos, funciona como um santo remédio contra o estresse. Para completar essa terapia calmante, a aromaterapeuta Eliane Dornellas, da Companhia das Ervas, em São Paulo, recomenda acrescentar na água:



ÓLEO ESSENCIAL


Pingue algumas gotas na água da bacia. Essências de eucalipto e menta combatem cansaço e livram as pernas da sensação de peso; lavanda e tea tree ajudam a relaxar. Também curam frieiras, pois são fungicidas, bactericidas e cicatrizantes.



SAL
Duas colheres de sopa de sal na água quente proporcionam sensação de leveza nos pés, pois ajudam a drenar o excesso de líquidos e reduzir o inchaço. Repetir esse escalda-pés três vezes por semana também combate infecções causadas por fungos.


(TODOS OS SENTIDOS)





0 comentários:

VOU TE VISITAR! PODE ESPERAR...

MEU ANTIGO TEXTO!

AMIGOS... Muitos passam em silêncio. Sem deixar sua marquinha no meu coração, mas sabes que me visitaram. Os ponteiros marcam... Visitas para mim anônimas! Mas que contribuíram para as visitinhas... Visitantes muitas vezes de meus outros blogs ou mesmo desconhecidos... Mas que fazem parte de amigos blogueiros! Amigo não é só aquele que te segue... não é só aquele que te deixa recado... Amigo é aquele que se interessa, por suas criatividades, por suas novidades, suas tristezas, suas alegrias, seus sumiços e sua presença virtual! AMIGO é aquele que compartilha o sucesso mesmo que devagar!!! Sabemos que estamos caminhando juntos... E que um lindo amanhecer nos espera todos os dias... Será? Até que recebamos o chamado do PAI! AMIGOS BLOGUEIROS se... Se encaixam neste delírio do dia, o selinho é seu e com MUITO AMOR. FELIZ estarei se postar em seu BLOG AMIGA(O)! bY GRAÇA TRISTÃO PAZ no seu caminho...