VISITEM...

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

ESCALDA PÉS - RECEITAS - SAL - ERVAS


Velho remédio

VELHO REMÉDIO


Datado de 4.000 a.C., o escalda-pés era utilizado pelos antigos para descansar e aliviar os pés depois de longas caminhadas. Hoje em dia o método continua a ser utilizado, e não só por aqueles que caminham: o escalda-pés pode ser um grande aliado dos corredores.

“Os pés são verdadeiras colunas de sustentação de nosso corpo, merecem atenção especial. Os atletas os têm como ferramenta de trabalho e precisam estar atentos a esta parte do corpo”, diz a fisioterapeuta estética Sueli Marini, que faz tratamentos para corredores e praticantes de outros esportes com a ajuda do escalda-pés.

O escalda-pés tradicional é composto por uma tina de carvalho com água quente, na qual são adicionadas ervas relacionadas ao tipo de tratamento que a pessoa quer fazer. A fisioterapeuta explica que a terapia é simples e pode ser feita em casa.

As ervas e sais adicionados referem-se a quais tipos de dores a pessoa sente e se quer tratamento relaxante ou estimulante. Sueli cita as principais ervas e seus efeitos:

Ervas Contribui para:
Arnica -Diminuir a dor
Calêndula e manjericão - São ervas anti-sépticas e antibctericidas, combatem frieiras
Guine - Diminuir dores nas articulações
Arruda - Ativar a circulação
Sal grosso - Dominuir os edemas
Cravo, canela e alecrim - Estimular
Lavanda, erva cidreira e camomila - Relaxar, estimular o sono

Contra o nervosismo das competições

Ruben Sandoval é assistente administrativo e corre há cinco anos, porém em competições há apenas dois. Usa o escalda-pés neste mesmo período: “Recupera fisicamente, mas também contribui para diminuir a tensão pré-prova, quando fico nervoso e preocupado, só pensando na hora da largada. O tratamento ajuda a relaxar e aumenta a confiança”, afirma.

O corredor conclui com uma dica para quem pretende começar o tratamento: “O ideal é fazer o escalda-pés um dia antes da competição e outro dia depois, para iniciar a nova etapa de treinamentos renovado”.

Como fazer
:: em uma bacia comum, deve-se adicionar água suficiente para que os pés fiquem submersos pelo menos até a altura da panturrilha

:: a temperatura da água deve estar entre 36 e 40ºC

:: as ervas, ou sal grosso, devem ser escolhidos de acordo com as necessidades da pessoa (ver quadro ao lado)

:: os pés devem ficar cerca de 15 minutos dentro do escalda-pés, massageando-os com o auxílio das folhas

:: para os atletas, a médica garante que adicionar sal grosso é fundamental, pois diminui as dores

:: o tratamento deve ser feito pelo menos duas vezes por semana, de preferência à noite, quando podem ser adicionadas as folhas que favorecem o sono

Para os corredores, o escalda-pés alternado:
:: menos de 24 horas após a lesão, coloque os pés em uma bacia com água o mais fria possível

:: eles devem ficar submersos por cerca de cinco minutos

:: aí sim, passar para o escalda-pés quente, no mesmo esquema descrito acima, e, em seguida, voltar para a água fria. “O banho alternado comprime os vasos do pé com o frio e os dilatam com o calor, estimulando o corpo para uma recuperação mais rápida. Após este procedimento deve-se massagear os pés com pomada ou creme à base de cânfora e arnica”, completa a médica.
(revista uol02)



4 comentários:

DIVERSOS disse...

Oi,
Graça,
Amiga adorei esse post. Informatifo e super interessantes. Parabéns
bjos no coração e fica com Deus

Graça Tristão disse...

OLÁ AMIGA JOSY... GRATA PELA VISITA... É TÃO BOM QUANDO GOSTAM DAS INFORMAÇÕES QUE PROCURAMOS PASSAR COM TANTO CARINHO!
PAZ E LUZ NO SEU CORAÇÃO...
BJS
GRAÇA

Anônimo disse...

Apenas uma ressalva, um erro muito comum: não existe antibactericida. É bactericida, que mata bacterias. Antibactericida seria anti matar bacterias. Um produto pode ser bactericida ou bacteriostático, que neutraliza bacterias.

Unknown disse...

Amei seu post, como trabalho com produtos de banho artesanais, achei muito interessante.Parabéns
Obs.: Amei tanto que me tornei seguidora

VOU TE VISITAR! PODE ESPERAR...

MEU ANTIGO TEXTO!

AMIGOS... Muitos passam em silêncio. Sem deixar sua marquinha no meu coração, mas sabes que me visitaram. Os ponteiros marcam... Visitas para mim anônimas! Mas que contribuíram para as visitinhas... Visitantes muitas vezes de meus outros blogs ou mesmo desconhecidos... Mas que fazem parte de amigos blogueiros! Amigo não é só aquele que te segue... não é só aquele que te deixa recado... Amigo é aquele que se interessa, por suas criatividades, por suas novidades, suas tristezas, suas alegrias, seus sumiços e sua presença virtual! AMIGO é aquele que compartilha o sucesso mesmo que devagar!!! Sabemos que estamos caminhando juntos... E que um lindo amanhecer nos espera todos os dias... Será? Até que recebamos o chamado do PAI! AMIGOS BLOGUEIROS se... Se encaixam neste delírio do dia, o selinho é seu e com MUITO AMOR. FELIZ estarei se postar em seu BLOG AMIGA(O)! bY GRAÇA TRISTÃO PAZ no seu caminho...