VISITEM...

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

INSÔNIA - ALGUMAS DICAS


Que dormir é indispensável, todo mundo sabe. É uma questão de saúde, um momento reparador para o corpo e para a mente. O problema é que a qualidade do sono nem sempre é como desejamos. Quem já sofreu de insônia sabe o quão desagradável pode ser uma noite mal dormida e seus efeitos no dia seguinte.

Hoje em dia, pela quantidade de atividades que desempenhamos, pelo excesso de estímulos e informações a que estamos submetidos, a insônia vem se tornando cada vez mais comum. Normalmente nosso organismo necessita de 7 a 8 horas de sono para que seus mecanismos de restauração funcionem adequadamente.

Os desequilíbrios podem manifestar de diversas formas: dificuldade inicial para dormir, sono intermitente, acordar de repente e não conseguir adormecer de novo, sono agitado e superficial. O resultado é visível logo pela manhã: corpo moído, cansaço, olheiras, mau humor.

Obviamente, se for uma questão crônica, é necessário acompanhamento médico e uma avaliação detalhada das causas da disfunção e do tratamento mais indicado. Mas, na maioria dos casos, algumas práticas simples ajudam a minimizar o problema, proporcionando uma boa noite de sono.

Lavanda

A lavanda é a principal aliada dos insones, graças às suas propriedades restauradoras e altamente calmantes. Pingue 5 gotas do óleo essencial num aromatizador ou num pote com água bem quente e feche a porta do quarto por alguns minutos para que o aroma se espalhe, criando no ambiente uma agradável sensação de bem estar e relaxamento.

Quem prefere um ritual mais elaborado na hora de dormir pode preparar um escalda pés ou um banho morno perfumado com algumas gotinhas. É o momento ideal para ir desligando a mente e descarregando todo o estresse do dia que passou, permitindo que o corpo entre num estado de conforto e repouso, já que o óleo de lavanda ajuda a diminuir a tensão muscular. Você pode usar ainda em forma de spray para perfumar seus lençóis.

Floral de Bach

Se você é daqueles que não conseguem desligar a mente um minuto sequer e vai pra cama pensando em tudo o que tem que fazer no dia seguinte, experimente o floral de Bach White Chestnut. Esta essência traz mais clareza mental e ajuda a desligar os pensamentos. Desta forma, com a mente tranquila, fica muito mais fácil se permitir um momento de descanso.

Automassagem

A automassagem também pode ajudar a adormecer. Existe um ponto de acupuntura entre as sobrancelhas que é muito eficaz para induzir um estado de relaxamento, acalmar as emoções e combater as preocupações. Já deitado, com os olhos fechados, massageie delicadamente este ponto, com movimentos circulares. Se quiser incrementar, aplique uma única gota de óleo essencial de lavanda no local e coloque um cristal chamado sodalita sobre o ponto. Lentamente você será levado a um agradável estado meditativo e o sono chegará naturalmente.

Chás

Além disso, use e abuse dos chás de erva-cidreira, erva doce, capim limão e camomila. Eles vêm sendo utilizados há séculos e são muito saborosos.

Todas as dicas citadas acima trazem uma sensação de acolhimento e suavidade. Encare-as como um presente que você vai oferecer a si mesmo no final do dia e desfrute do prazer de se preparar para o seu merecido descanso. Bons sonhos!
(msn.bolsademulher)




1 comentários:

soninha disse...

Menina!Eu sofro de insônia desde jovem.Ontem mesmo passei a noite em claro,deite-me às 6h da manhã e só consegui dormir depois que rezei o terço.foi uma trabalheira!rs.bjs

VOU TE VISITAR! PODE ESPERAR...

MEU ANTIGO TEXTO!

AMIGOS... Muitos passam em silêncio. Sem deixar sua marquinha no meu coração, mas sabes que me visitaram. Os ponteiros marcam... Visitas para mim anônimas! Mas que contribuíram para as visitinhas... Visitantes muitas vezes de meus outros blogs ou mesmo desconhecidos... Mas que fazem parte de amigos blogueiros! Amigo não é só aquele que te segue... não é só aquele que te deixa recado... Amigo é aquele que se interessa, por suas criatividades, por suas novidades, suas tristezas, suas alegrias, seus sumiços e sua presença virtual! AMIGO é aquele que compartilha o sucesso mesmo que devagar!!! Sabemos que estamos caminhando juntos... E que um lindo amanhecer nos espera todos os dias... Será? Até que recebamos o chamado do PAI! AMIGOS BLOGUEIROS se... Se encaixam neste delírio do dia, o selinho é seu e com MUITO AMOR. FELIZ estarei se postar em seu BLOG AMIGA(O)! bY GRAÇA TRISTÃO PAZ no seu caminho...