VISITEM...

quarta-feira, 30 de junho de 2010

REGRAS DA LINGUA PORTUGUESA - CONCURSOS

Acentuação Gráfica
Hiatos ee e oo: eliminou-se o acento circunflexo que se usava na primeira vogal dos hiatos ee e oo. Exemplo: creem, leem, voo.

Trema: foi supimido. Exemplo: frequente, aguentar. É mantido apenas em nomes estrangeiros e derivados. Exemplo: Müller, mülleriano. Também o acento derivado da regra do trema foi abolido. Exemplo: arguem, argui (ele), arguis (tu), averiguem, averigue (ele), averigues (tu).

Ditongos ei e oi: foi eliminado o acento nos ditongos ei e oi de pronúncia aberta, mas apenas nas palavras paroxítonas. Exemplo: geleia, plateia. Nas oxítonas, o acento é mantido. Exemplo: fiéis, hotéis, dói. Também se mantém o acento no ditongo aberto eu. Exemplo: chapéu, ilhéu.

Vogais tônicas i e u: O acento no i e no u tônicos de palavras paroxítonas deixa de ser usado quando precedidos de ditongo. Exemplo: feiura, baiuca. Nas palavras oxítonas, o acento é mantido. Exemplo: Piauí, Jundiaí. O acento também continua sendo usado quando essas vogais não são precedidas de ditongo, independentemente da posição do acento tônico. Exemplo: baú, aí, saída, conteúdo.

Acentos diferenciais: não se usam mais os acentos diferenciais em palavras paroxítonas que haviam sido preservados pela reforma de 1971. Exemplo: para (verbo), pelo, pelas (verbo), pelo (substantivo), pera (fruta), pera (pedra), Pero (Pedro), pola, pols, polo, polos (substantivos), coa, coas (verbo). O Acordo, no entanto, manteve o acento diferencial nas palavras pôr (verbo) e pôde (3ª pessoa do singular do pretérito do indicativo). Além disso, introduziu, opcionalmente, o acento no substantivo fôrma, para diferenciar de forma.

Emprego do Hífen
Enquanto na acentuação gráfica ocorreu apenas a eliminação de acentos, com relação ao emprego do hífen, o Acordo retirou o hífen em muitas palavras e introduziu-o em outras.

Em palavras compostas

Com respeito às palavras compostas, manteve-se inteiramente o princípio que orienta o uso do hífen (marcar mudança no significado). Exemplo: laranja-do-céu, mão-de-obra. O Acordo faz apenas um pequeno ajuste: elimina-se o hífen em compostos que perderam a noção de composição, como ocorre em paraquedas e parquedista. Devido à relatividade da norma, é necessário aguardar o vocabulário oficial da Academia Brasileira de Letras.

Em palavras prefixadas

A principal modificação introduzida pelo Acordo nesta questão da grafia é a unificação da norma, que passa a ser aplicada uniformemente ao verdadeiros prefixos (intra, ante, anti, sub, super, pré, ...) e aos falsos prefixos (agro aero, micro, macro, mini, mono, eletro, ...), passando a se empregar obrigatoriamente o hífen nos seguintes casos:

a) Sempre que o segundo elemento começar por h. Exemplo: anti-higiênico, eletro-hidráulico.
b) Quando o primeiro elemento termina na mesma vogal com que se inicia o segundo. Exemplo: anti-inflamatório, contra-atacar.

Além dessas normas, devem-se observar também as seguintes:

a) Se o segundo elemento começar por vogal que não a final do prefixo, aglutinam-se os dois elementos. Exemplo: antiaéreo, extraescolar, neoescolástico, aeroespacial.
b) Quando aos prefixos terminados em vogal seguir elemento iniciado por r e s, estas letras devem ser dobradas. Exemplo antirreligioso, minirreforma, extrarregular, minissaia.
c) Os prefixos circum, pan, hiper, inter, super, ex (quando indica estado anterior), sota, soto, vice, vizo, pós, pré, e pró requerem hífen em outros casos, mantendo-se as regras em vigor antes do Acordo. Exemplo: circum-navegar, inter-relacionar, pré-natal, pan-americano.
d) Mantém-se a grafia sem hífen com os prefixos des, in, re, trans, entre outros de uso já consagrado. Exemplo: deserdar, inabilitar, reequilibrar, transoceânico.
e) Com relação ao prefixo sub, como se deduz da leitura atenta da base XVI do Acordo, em que pese interpretação contrária de algumas publicações, não se usa mais hifen quando a palavra que se segue inicia por r. Exemplo: subreino, subregra. Por extensão, a mesma regra se aplica aos demais prefixos terminados em b e d. Exemplo: abrogar, sobroda, adrogar.


0 comentários:

VOU TE VISITAR! PODE ESPERAR...

MEU ANTIGO TEXTO!

AMIGOS... Muitos passam em silêncio. Sem deixar sua marquinha no meu coração, mas sabes que me visitaram. Os ponteiros marcam... Visitas para mim anônimas! Mas que contribuíram para as visitinhas... Visitantes muitas vezes de meus outros blogs ou mesmo desconhecidos... Mas que fazem parte de amigos blogueiros! Amigo não é só aquele que te segue... não é só aquele que te deixa recado... Amigo é aquele que se interessa, por suas criatividades, por suas novidades, suas tristezas, suas alegrias, seus sumiços e sua presença virtual! AMIGO é aquele que compartilha o sucesso mesmo que devagar!!! Sabemos que estamos caminhando juntos... E que um lindo amanhecer nos espera todos os dias... Será? Até que recebamos o chamado do PAI! AMIGOS BLOGUEIROS se... Se encaixam neste delírio do dia, o selinho é seu e com MUITO AMOR. FELIZ estarei se postar em seu BLOG AMIGA(O)! bY GRAÇA TRISTÃO PAZ no seu caminho...