MEU OBJETIVO NÃO É O DE FAZER PROPAGANDA, MAS DE INFORMAR... COMO ESTOU PESQUISANDO GOSTARIA DE DIVIDIR COM AMIGOS E VISITANTES...
Os ácidos graxos essenciais Ômega 3 e Ômega 6 são gorduras poliinsaturadas indispensáveis para o bom funcionamento do organismo, que não podem ser sintetizadas pelo corpo humano, devendo assim ser ingeridos através da alimentação.
Princípio ativo: Ácidos graxos poliinsaturados tipo Ômega 3 e Ômega 6
O tipo de gordura ingerida através da alimentação é um dos fatores mais importantes quando o objetivo é manter níveis saudáveis de gordura no organismo.
As mais recentes recomendações para uma dieta saudável enfatizam a presença dos ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados.
O óleo de linhaça, fonte natural de ácido linolênico (Ômega 3), ácido linoléico (Ômega 6), lignana e vitamina E, é extraído das sementes da linhaça - Linun usitatissimum - por compressão a frio, fato que preserva sua atividade funcional.
Os ácidos graxos essenciais Ômega 3 e Ômega 6 são gorduras poliinsaturadas importantes para o bom funcionamento do organismo que não podem ser sintetizadas pelo corpo humano, devendo assim serem adquiridos através da alimentação.
Ingredientes
Óleo de linhaça e Vitamina E.
NÃO CONTÉM GLÚTEN.
INFORMAÇÕES DE OUTROS SITES
Semente de linhaça
Atualmente ouve-se falar sobre esta sementinha que apresenta benefícios maravilhosos à saúde, como melhorar o trabalho do trânsito intestinal, devido às fibras presentes, além de possuir propriedades funcionais em sua composição.
De origem asiática, a semente de linhaça pertence à família Linácea. Existem dois tipos: a linhaça dourada e a marrom. É bem mais difícil encontrar a linhaça clara aqui no Brasil, já que ela aprecia climas frios. Geralmente é importada do Canadá. "Seu sabor é mais suave do que o da escura", descreve a farmacêutica bioquímica Rejane Neves-Souza, da Universidade do Norte do Paraná.
A semente escura, nativa da região mediterrânea, já está adaptada ao solo brasileiro, onde se deu bem por causa do clima quente. Por isso é mais fácil encontrá-la por aí. Comparada com a dourada, a casca é um pouco mais resistente. Quanto aos nutrientes, não perde nada para a outra variedade.
A semente de linhaça é fonte de ácidos graxos ômega 3 e ômega 6, minerais, vitaminas e fibras, além de um composto chamado lignana. Justamente por ter estas propriedades, é considerado um alimento funcional. Dessa forma torna-se um alimento funcional, saudável e indicado para incluir na alimentação da população.
Na Universidade de Toronto, no Canadá, por exemplo, a cientista Lilian Thompson comprovou que a semente é capaz de barrar a metástase em pacientes com câncer de mama ou seja, a linhaça evitou que o tumor se espalhasse e tomasse conta do organismo. Segundo a pesquisadora canadense, "trabalhos realizados em várias universidades mostram que a semente é capaz de diminuir o risco de outros tumores, como o de cólon e o de próstata". Somem-se essas boas notícias ao fato de a linhaça ajudar a controlar os níveis de colesterol.
Afinal, o que faz da linhaça um superalimento? "Sua casca guarda um mix de proteínas, minerais e vitaminas", responde o nutrólogo Durval Ribas Filho, presidente da Associação Brasileira de Nutrologia. Vale destacar a vitamina E, que contribui para o funcionamento celular e, por isso, afasta o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.
Outros ingredientes que compõem sua poderosa fórmula são o ômega-3 e o ômega- 6, atuando em perfeita harmonia. Essa dupla, nunca é demais lembrar, garante a saúde cardiovascular. Afinal, ambos atuam na redução do LDL, o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias. "Diversos trabalhos apontam a semente do linho como protetora do coração", reforça Jocelem Salgado, presidente da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais e professora da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, em Piracicaba, interior paulista.
Rica em ômega3, fibras e lignanas, a linhaça ajuda na prevenção de doenças, aumenta a defesa orgânica, reduz o ritmo de envelhecimento e controla as condições físicas e mentais. E devido a sua ação antiinflamatória a semente regenera a mucosa digestiva danificada, por isso auxilia a regular o intestino. Os ácidos graxos (ou ômega3) é uma gordura poliinsaturada que garante o bom funcionamento do organismo. Sua ingestão serve para diminuir os níveis de triglicerídeos e colesterol, o que faz dele um importante aliado no combate a alergias e no processo inflamatório. “A linhaça auxilia em todas as idades, mas em especial após os 30 anos, pois ajuda a melhorar problemas que surgem a partir dessa idade como a reconstituição do muco intestinal. Ela também é favorável para pessoas que desenvolvem níveis de stress alto, excesso de peso, colesterol e pressão arterial elevada”, ressalta a nutricionista do Mundo Verde, Rafaella Ramos.
Entretanto, o que torna a linhaça ímpar pra valer atende pelo nome de lignana, substância que começa a sair do anonimato. Não é para menos. Ela praticamente faz as vezes do estrógeno. "Ao se ligar a receptores celulares, a lignana funciona como um falso hormônio", justifica a farmacêutica bioquímica Rejane Neves- Souza. É o que os especialistas chamam de fitoestrógeno. Aliás, foi justamente esse componente o mais mencionado nos trabalhos da canadense Lilian Thompson.
Segundo a pesquisadora, estudos com grande número de pacientes mostram a relação entre a lignana e a redução dos tumores de mama. Esse composto comprovadamente atua na apoptose celular, um mecanismo de defesa que provoca o suicídio das células defeituosas. O incrível é que, no caso do câncer, esse programa de autodestruição simplesmente não costuma funcionar. Mas a lignana topa a parada e ativa a contagem regressiva para a célula doente se explodir. E olha que nem os grandes centros de pesquisa conseguiram desenvolver a contento drogas com essa capacidade. "Observamos esse efeito em 39 pacientes", afirma Lilian, que as orientou a consumir 25 gramas de linhaça por dia durante pouco mais de um mês.
A observação desses indivíduos pela equipe da Universidade de Toronto foi rigorosa. A linhaça, ressalta a pesquisadora, só pode ser usada no tratamento do câncer sob estrita avaliação médica. E é bom que se diga: mesmo quem está saudável não está livre para ingerir o alimento à vontade. "O excesso pode prejudicar a membrana das células", avisa o nutrólogo Durval Ribas Filho. E para quem pensa em lançar mão de pílulas de óleo de linhaça, alto lá! "Ingerir cápsulas de suplemento, aí mesmo só sob orientação!", avisa Durval.
Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar outros benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis.
Também estão sendo estudada outras funções como:
Auxiliar no combate à acne.
Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
Auxiliar na modulação do sistema imunológico; - Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
Auxiliar no controle da glicemia
Regularizar a função intestinal.
Para aproveitar tudo que a linhaça tem de bom, a dica é triturá-la. O liquidificador, portanto, é muito bem-vindo. Veja mais dicas de como preparar a linhaça para obter todos os benefícios.
Fontes: Cyberdiet / Revista Saúde / Vital Altman