VISITEM...

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Porque ler?


Eis uma pergunta muito importante na nossa vida. E, talvez, a melhor resposta ainda esteja numa outra pergunta: Por que comer?

Eu penso que a comparação do ler com o ato de comer é muito direta e fácil de entender. Hoje todos sabem que temos um código genético que “comanda” a formação de nosso corpo, de nossas tendências orgânicas, mas não “comanda” a nossa formação cultural, o nosso crescimento intelectual, o nosso desenvolvimento emocional, as nossas ações éticas, ou seja, não “comanda” aquilo que chamamos com muita propriedade: nosso ser (sem as separações tradicionais e metafísicas entre corpo e alma, orgânico e não-orgânico. O ser que somos é sempre um todo inseparável). A palavra comanda entre aspas indica exatamente o mistério dessa união que nos desafia. A linguagem do ser é mais do que um código. Nós somos mais do que um código.

Para termos um organismo bem desenvolvido é necessário comer. Mas o quê? Uma alimentação nutritiva e adequada propicia um bom desenvolvimento físico, uma boa aparência e saúde. Se não nos alimentamos, morremos. Se nos alimentamos mal, temos problemas sérios de saúde mental e física. A capacidade mental fica seriamente afetada. Porém, se comemos muito e mal temos igualmente problemas de saúde: a obesidade com todas as suas maléficas conseqüências. Isso é sabido de todos. Porém, notemos algo muito importante. O que comemos passa por um metabolismo que transforma o alimento no que somos, mental e fisicamente. Ainda é importante lembrar uma coisa. Todos os seres vivos têm um código genético, mas há algo no homem que o distância e diferencia desse “comando” do código genético. O que é? O ser humano faz da necessidade de comer algo mais do que satisfazer a uma necessidade. Ele a transfigura num ato livre e criativo. Como? Fazendo do comer uma “arte” culinária. Todos os povos em todos os tempos e lugares tiveram uma arte culinária, fazendo do viver uma arte de sabor e sabedoria. Isto não está inscrito no código genético e nem qualquer análise científica pode detectar. Onde está?

É esta “arte criativa” que permite até ler e investigar o código genético. Ela lhe é dada. Mas ele precisa desenvolvê-la, cultivá-la, alimentá-la. Como? Através da leitura. A leitura, nesse sentido, será o ato livre pelo qual nos alimentamos para podermos chegar a ser o que somos. Hoje, em nossa sociedade, sem esse alimento propiciado pela leitura não será possível de jeito nenhum o crescimento normal, a inclusão social, a aquisição de uma profissão, o livre exercício da cidadania, a realização do que somos. Leitura é alimento. E na leitura deve ocorrer o mesmo processo do alimento físico: um metabolismo intelectual pelo qual devemos transformar o que os outros dizem e escrevem em algo nosso, incorporado a nosso ser. Isso pressupõe que o ler não deve consistir em decorar nem em repetir o que os outros dizem. Leitura é alimento metabolizado, apropriado.(texto das minhas andanças pela net, desonheço autoria)

0 comentários:

VOU TE VISITAR! PODE ESPERAR...

MEU ANTIGO TEXTO!

AMIGOS... Muitos passam em silêncio. Sem deixar sua marquinha no meu coração, mas sabes que me visitaram. Os ponteiros marcam... Visitas para mim anônimas! Mas que contribuíram para as visitinhas... Visitantes muitas vezes de meus outros blogs ou mesmo desconhecidos... Mas que fazem parte de amigos blogueiros! Amigo não é só aquele que te segue... não é só aquele que te deixa recado... Amigo é aquele que se interessa, por suas criatividades, por suas novidades, suas tristezas, suas alegrias, seus sumiços e sua presença virtual! AMIGO é aquele que compartilha o sucesso mesmo que devagar!!! Sabemos que estamos caminhando juntos... E que um lindo amanhecer nos espera todos os dias... Será? Até que recebamos o chamado do PAI! AMIGOS BLOGUEIROS se... Se encaixam neste delírio do dia, o selinho é seu e com MUITO AMOR. FELIZ estarei se postar em seu BLOG AMIGA(O)! bY GRAÇA TRISTÃO PAZ no seu caminho...